Licenciamento 2020 BA: consulta, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

O licenciamento 2020 BA é um processo anual de renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento que deve ser portado por todo motorista.

Caso seja pego dirigindo sem o CRLV, o motorista corre o risco de ter o carro apreendido e ser multado com uma infração grave. A melhor forma de evitar esses problemas é fazer o licenciamento anual.

Mas, como o licenciamento 2020 BA é realizado? Veja, aqui, essa e outras informações importantes sobre o assunto e se prepare para fazer o processo corretamente!

Tabela licenciamento 2020 BA

O período de licenciamento é estabelecido pelo DETRAN BA em calendário próprio, definido de acordo com o final da placa do veículo. Em outras palavras, o proprietário do automóvel tem até um dia específico do ano para realizar o processo.

Para verificar a tabela de licenciamento 2020 BA e saber exatamente qual é a data, acompanhe o site oficial do DETRAN do estado, no endereço http://www.detran.ba.gov.br.

Como fazer o licenciamento 2020 BA

O licenciamento 2020 BA deve ser feito até a data definida pelo departamento de trânsito da Bahia. Trata-se de um processo simples, que não demanda muito trabalho pelo proprietário do veículo. Para realizá-lo, é só seguir este passo a passo:

  • Efetue o pagamento da taxa de licenciamento em qualquer posto de atendimento de bancos credenciados, como o Banco do Brasil, Bradesco e SICOOB, seja pela internet, fone fácil ou pessoalmente em agências;
  • Retire, após 48 horas do pagamento da taxa, o CRLV na unidade do DETRAN BA em que o veículo foi registrado. Caso não busque o documento, ele será enviado ao endereço do proprietário via Correios.

É importante que os dados cadastrados no DETRAN estejam corretos, para assegurar o recebimento do documento. Caso isso não ocorra no prazo máximo de 30 dias, compareça ao DETRAN mais próximo de você, atualize seus dados (leve um comprovante de residência) e solicite a reimpressão do CRLV.

Simples, não é? No entanto, há uma pegadinha: o DETRAN BA só emitirá o CRLV se todas as taxas obrigatórias envolvendo o veículo estiverem quitadas. Isso envolve multas, IPVA e DPVAT – o seguro obrigatório. 

Portanto, antes de realizar o pagamento da taxa de licenciamento 2020 BA é importante verificar se há alguma pendência e regularizar a questão o mais rápido possível para não ter complicações.

Como pagar o licenciamento 2020 BA

O pagamento da taxa de licenciamento deve ser realizado em um dos bancos arrecadadores (Bradesco, SICOOB e Banco do Brasil), basta apresentar o número do Renavam do veículo. É possível quitar o valor em agências físicas, via fone fácil e internet banking.

Caso seja o primeiro licenciamento do veículo, todo o processo deve ser realizado em um dos postos de atendimento do DETRAN do estado, com pagamento de guia emitida pelo órgão.

Sobre o valor da taxa a ser paga, a estimativa é que o licenciamento 2020 BA custe a partir de R$ 120, assim, prepare-se para mais esse gasto e não deixe para fazer o processo depois.

Emissão de 2ª via de boleto do licenciamento 2020 BA

Não há necessidade de emitir boleto para pagamento da taxa de licenciamento 2020 BA, basta informar o Renavam do veículo em um dos canais de atendimento do Bradesco, Banco do Brasil ou SICOOB e quitar o valor correspondente. Guarde o comprovante, porque ele pode ser solicitado caso haja problema na identificação do pagamento.

Se o veículo estiver passando por seu primeiro licenciamento, a guia de pagamento deve ser obtida diretamente num dos postos de atendimento do DETRAN do estado e quitada em locais autorizados (bancos e no próprio órgão).

Como consultar a situação do licenciamento 2020 BA

A situação do licenciamento pode ser consultada com rapidez e praticidade no site oficial do DETRAN BA, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento. Siga este passo a passo para obter as informações:

  • Acesse o site do DETRAN BA, em http://www.detran.ba.gov.br/;
  • No menu Serviços / Veículos, clique em “Licenciamento”;
    Licenciamento 2020 BA: consulta, tabela, como pagar - (DETRAN BA)
  • No menu lateral, clique em “Serviço Online”;
    Licenciamento 2020 BA: consulta, tabela, como pagar - (DETRAN BA)
  • Informe o Renavam do veículo (informação que está no CRLV, no canto superior do documento);
  • Clique em “Pesquisar”.
    Licenciamento 2020 BA: consulta, tabela, como pagar - (DETRAN BA)

Após realizar esses procedimentos, a página será atualizada e trará informações sobre a situação do veículo, considerando dados essenciais como taxas de licenciamento, seguro DPVAT, IPVA e multas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Licenciamento 2020 BA: consulta, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

Deixe um comentário