IPVA 2020 BA: consulta, tabela, como pagar — (DETRAN BA)

O IPVA BA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores da Bahia, uma taxa obrigatória que deve ser paga por todo proprietário de veículo. Tal imposto tem como finalidade arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços à população.

Confira, aqui, informações sobre o IPVA 2020 BA, como consultar a situação da taxa, verificar a tabela do imposto e como pagá-lo para evitar complicações com o DETRAN do estado.

Pagamento IPVA 2020 BA

O pagamento do IPVA 2020 BA pode ser feito de diferentes formas, cabendo ao proprietário do veículo escolher a que melhor atende seu orçamento no momento. É possível pagar das seguintes maneiras:

  • Em cota única com desconto de 10%, em data a ser fixada pela Sefaz BA (Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia);
  • Em cota única com desconto de 5%, no dia de vencimento da primeira parcela do imposto (data que varia de acordo com o número final da placa);
  • Em três parcelas iguais, em data definida na tabela da Sefaz BA, que considera o número final da placa do veículo.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Bradesco, Banco do Brasil e Bancoob, sem necessidade de apresentar boleto, basta se dirigir ao local de pagamento e informar o número do Renavam, que pode ser obtido no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Caso o proprietário do veículo tenha débitos inerentes ao IPVA de outros anos, o pagamento dessas pendências poderá ser dividido em três vezes e efetuado com o IPVA 2020, desde que cumpra datas determinadas pela Sefaz (Secretaria do Estado da Fazenda da Bahia).

Lembrando que o IPVA é uma taxa obrigatória para manter o automóvel em dia, sendo indispensável quitá-lo para conseguir emitir a taxa de licenciamento – que costuma ser cobrada de acordo com o final da placa veicular.

Emissão de 2ª via de boleto IPVA 2020 BA

Como dito anteriormente, o pagamento do IPVA BA é feito apresentando o número do Renavam do veículo numa das agências do Bradesco, Banco do Brasil ou Bancoob, portanto, não há necessidade de emitir boleto. O documento só é exigido em casos específicos:

  • Quando o veículo não foi cadastrado na base de dados do DETRAN (primeiro emplacamento);
  • No caso de obrigação tributária anual e de pagamento de diferenças de IPVA não totalmente quitados.

Nesses casos específicos, é necessário emitir o DAE (Documento de Arrecadação do Estado) no site da Sefaz BA, no endereço http://www.sefaz.ba.gov.br/, clicando em DAE, no menu Pagamentos.

Atenção! Verifique no boleto emitido se na guia também já não consta o valor do Seguro Obrigatório, o conhecido DPVAT  (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

É possível pagar as taxas de forma vinculada ou não, a gosto do contribuinte. Caso prefira desvinculá-las entre em contato com o Detran BA, depois, a guia do DPVAT poderá ser normalmente acessada pelo site oficial do Detran BA. 

Tabela IPVA 2020 BA

A tabela oficial do IPVA 2020 BA é divulgada pelo DETRAN do estado e Sefaz de dois a três meses antes do início do pagamento. A previsão é que o período para quitar o imposto varie de março a setembro de 2020, considerando o número final da placa. Verifique a tabela definitiva no site do DETRAN BA.

Como consultar a situação do IPVA 2020 BA

A consulta do IPVA 2020 BA deve ser feita diretamente no DETRAN do estado. Essa verificação pode ser realizada nos postos de atendimento ou no site oficial do órgão, que é opção mais prática. Para isso, é só seguir este passo a passo:

  • Acesse o site DETRAN BA no link http://www.detran.ba.gov.br/;
  • No menu Serviços/Veículos, clique em “Situação de Veículos”;
  • No menu lateral, clique em “Consultar Situação”;
  • Selecione se deseja pesquisar por Renavam ou Chassi;
  • Informe o número do Renavam ou do Chassi;
  • Clique em “Pesquisar”.
    IPVA 2020 BA: consulta, tabela, como pagar — (DETRAN BA)

A página será automaticamente atualizada e mostrará a situação do veículo em detalhes, desde o IPVA até eventuais multas e demais pendências. Se o imposto estiver em aberto, a página exibirá informações para solucionar a questão.

Uma dica importante: todo esse processo de consulta online do IPVA 2020 BA pode ser encurtado se o proprietário do veículo tiver cadastro no site oficial do DETRAN. Para fazê-lo, siga estas dicas:

  • Acesse o site DETRAN BA em http://www.detran.ba.gov.br/;
  • No menu Serviços/Veículos, clique em “Situação de Veículos”;
  • No menu lateral, clique em “Consultar Situação”;
  • Na parte superior da página, clique em “Cadastre-se!”;
    IPVA 2020 BA: consulta, tabela, como pagar — (DETRAN BA)
  • Preencha o formulário do site. Campos marcados com um asterisco são obrigatórios;
  • Selecione se possui carteira de habilitação e/ou veículo registrado no DETRAN BA;
  • Confirme se as informações declaradas são verdadeiras;
  • Clique em “Confirmar”;
    IPVA 2020 BA: consulta, tabela, como pagar — (DETRAN BA)
  • Finalize o cadastro registrando uma senha de acesso. Escolha algo fácil de ser memorizado, porque essa senha será utilizada para realizar demais serviços no site.

Pronto! Depois, é só efetuar login no site usando o CPF do proprietário e a senha recém-cadastrada. Caso se esqueça dela, ao tentar acessar a página clique em “Reenvio de senha” para gerar uma nova.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

IPVA 2020 BA: consulta, tabela, como pagar — (DETRAN BA)

Deixe um comentário