DPVAT 2020 BA – consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que todo proprietário de automóveis deve quitar e tem como propósito indenizar vítimas de acidentes de trânsito.

Esse seguro foi criado em 1974 e é cobrado desde então. O dinheiro arrecadado é utilizado para cobrir despesas com assistência médica e suplementar no caso de acidentes de trânsito, bem como para o pagamento de indenização se houver invalidez ou morte.

Curiosamente, o seguro costuma ser uma taxa esquecida pelos donos de automóveis, mas é essencial pagá-la na data estabelecida pela seguradora. Confira, a seguir, como pagar o DPVAT 2020 BA, dicas para consultar a situação da taxa, entre outras informações essenciais sobre o tema.

O que acontece a quem não paga o DPVAT 2020 BA?

Se o pagamento da taxa obrigatória não for efetuado, não será possível realizar o licenciamento anual do veículo, o que acaba por torná-lo irregular, com chance de apreensão por agentes de trânsito.

Ademais, caso o dono do automóvel se envolva em um acidente de trânsito e o seguro não foi pago, o motorista será obrigado a quitar despesas médicas e eventuais indenizações às vítimas, o que representa um gasto alto.

Como pagar o DPVAT 2020 BA

O DPVAT 2020 BA pode ser pago de duas formas, sendo  a principal por meio de parcela única, sem descontos, em data previamente estabelecida para Seguradora Líder, que é a responsável pela taxa.

A outra forma de pagamento é em três parcelas, que são pagas com o IPVA, em data definida e divulgada pela Sefaz BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia). Caso opte por isso não precisará emitir uma nova guia de pagamento.

O modo de pagamento costuma variar de acordo com o veículo. Se for um usado, basta se dirigir a um banco arrecadador, como o Banco do Brasil e Bradesco, informar o número do Renavam (está presente no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e efetuar o pagamento.

Caso o automóvel seja 0Km, ou seja, está no primeiro licenciamento, o correto é se dirigir a um posto de atendimento do DETRAN BA para obter uma guia de pagamento.

Se o veículo for isento do pagamento de IPVA, o DPVAT 2020 BA ainda precisa ser pago. Neste caso, a data de vencimento será igual à do emplacamento ou licenciamento anual, com pagamento conjunto.

Emissão de 2ª via de boleto

Para veículos usados, não há necessidade de emitir a guia de pagamento, basta se dirigir a uma agência do Bradesco ou Banco do Brasil, informar o Renavam do veículo e efetuar o pagamento.

Caso seja um veículo 0Km, dirija-se a um posto de atendimento do DETRAN BA para obter o boleto e efetuar o pagamento na data correta, evitando complicações com o órgão.

Outra forma é emitir a segunda via do boleto diretamente no site da Seguradora Líder, de acordo com as orientações dadas a seguir:

Tabela DPVAT 2020 BA

A tabela com valores do DPVAT 2020 BA é divulgada de dois a três meses antes do início do pagamento. Para verificar os valores exatos cobrados pela seguradora responsável, basta seguir este passo a passo:

A página será atualizada e trará informações sobre datas de pagamento do DPVAT 2020 BA, IPVA e licenciamento. Também será possível verificar valores cobrados de acordo com o tipo de veículo.

Como consultar a situação do DPVAT 2020 BA

A consulta da situação do DPVAT 2020 BA pode ser feita diretamente no site oficial do DETRAN do estado, conforme este passo a passo:

  • Acesse http://www.detran.ba.gov.br/;
  • No menu Serviços/Veículos, clique em “Situação de Veículos”;
  • No menu lateral, clique em “Consultar Situação”;
  • Informe se deseja fazer a consulta por Renavam ou Chassi do veículo;
  • Digite o número do Renavam ou Chassi;
  • Clique em “Pesquisar”.

A próxima página mostrará informações detalhadas sobre o veículo, não somente sobre o DPVAT 2020 BA, mas também sobre outras taxas, como IPVA e multas. Caso haja pendências, haverá indicação para solucioná-las.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

DPVAT 2020 BA – consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

Deixe um comentário